Analytics

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como um cão parado de pé na rua tomando Sol.


A cidade anda tão fria e úmida que em cada raio de sol vem junto uma alegria - Uma alegria de viver, um sorvete de flocos e cobertura de morango, o gol decisivo do seu time na final de campeonato - e um sopro aliviado, um respiro bem aproveitado. Cada cidadão tem a pele esbranquiçada e reluzente, ninguém percebe ou sabe o porquê. Nova raça ou monstros esquisitos?

Anda tão frio na cidade
A úmidade sufoca e afoga
Eu paro na rua, insanidade,
Loucura demente e jocosa,
Eu paro na esquina virtuosa
Fora das sombras do prédios
Calor fraco, longe de médio,
Sinto a alma vitoriosa.

Eu completamente drogado,
parado na esquina como um cão
Fico ali, apenas parado
Vejo fumaça subindo do chão

A fumaça sobe,
A pele colore,
O calor é nobre.

Quando me dou conta, percebo que não era monstro nem raça nova. Aquela fumaça? minha vista andava tão fraca... Digo apenas que era vapor, vinha quente inclusive, o gelo derreteu. Não, não tinha gelo no chão. De onde vinha então esse vapor? Sei que ali, naquela hora eu não percebi, a sensação do calor pelo corpo me invadia e eu não consegui pensar em nada, apenas sentir cada célula se aquecendo e voltando à vida, mas era o gelo que recobria meu corpo que havia derretido.Agora eu sei, a coloração branca e reluzente na minha pele era fruto da fina camada de gelo que me recobria (a mim e a todos que moram aqui), era a úmidade congelada pelo frio desesperador em cima da minha pele, a falta de sangue circulando livremente. E como isso me doía o peito. Era então o branco reluzente do gelo e a falta de cor da falta de sangue na epiderme, as veias estavam todas contraidas ao máximo. Estranho foram os lábios que não arroxearam ou azularam, vermelhos como nunca eles buscavam calor, acho eu que calor humano.

Anda tão frio na cidade
A solidão aperta, comprime,
Eu paro na rua, insanidade,
A carência é o meu crime.

Eu paro entre braços
Quaisquer abraços...

Eu completamente drogado,
parado na esquina como um cão
Fico ali, apenas parado
A paixão enxendo o seu coração

O tesão sobe,
A pele colore,
Meu coração não é nobre.

Nenhum comentário: